Províncias

Governador promete melhorias na Saúde

Flávia Massua

O melhoramento das condições de trabalho, de atendimento e higiene nos hospitais, centros e postos de saúde da província da Lunda-Sul dependem da participação de todos, através de denúncias de utentes e técnicos da classe, disse ontem o go-vernador Daniel Neto, duran-te um encontro com médicos, enfermeiros e funcionários no cine Chicapa, na cidade de Saurimo.

Fotografia: DR

Diante de centenas de profissionais, o governador salientou a necessidade dos técnicos  de saúde “manterem a integridade, o amor ao próximo e fazerem jus ao juramento feito no fim da sua formação, a fim de prestar um serviço humanizado aos utentes que diariamente acorrem aos hospitais e centros sanitários”.
Antes do encontro, o governante efectuou uma visita ao Hospital Geral da Lunda-Sul, onde verificou “situações menos boas, num local onde é suposto as pessoas sentirem-se mais confortáveis e confiantes”. Disse também que verificou problemas de higiene em algumas áreas, equipamentos  obsoletos e falta de atenção aos pacientes.
Daniel Neto disse que os  desvios de medicamentos registados em hospitais e armazéns têm de parar.
Entre as preocupações apresentadas ao governador, os técnicos de saúde pediram o restabelecimento de água corrente nas infra-estruturas hospitalares, abastecimento regular de energia eléctrica e segurança nos hospitais.
Por seu lado, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Dina Segunda, descreveu as medidas previstas para melhorar o sistema de saúde na província, com realce para o aumento de número de técnicos.

Tempo

Multimédia