Províncias

Governo equipou escolas com geradores de energia

Delfina Victorino | Cuito

Pelo menos 27 grupos geradores foram adquiridos pelo sector da Energia e Águas em colaboração com a Direcção da Educação no Bié, durante o ano passado, para as escolas do primeiro ciclo, em todos os municípios, informa um relatório do Governo Provincial.

Vista parcial da cidade do Cuito onde estão a ser instalados novos sistemas de energia
Fotografia: Jornal de Angola

Actualmente estão a ser instalados 20 postes de iluminação pública no município de Cunhinga, enquanto outros 100 estão a ser montados no âmbito do projecto de construção de 200 fogos habitacionais.
A rede de média e baixa tensão dos novos bairros está a ser ampliada, em paralelo com a ampliação de Postos de Transformação (PT) um projecto do Executivo.
Estão a ser montados, igualmente, 31 pára-raios comunitários em 16 localidades sensíveis às descargas eléctricas, causadas por trovoadas.
Para os bairros Chissindo, Engenharia e Catemo, nos arredores da cidade do Cuito, e na sede comunal do Cunje estão a ser criadas as condições de ampliação da rede de iluminação pública e residencial, para mais 630 kva, informa o relatório.
Em fase de conclusão está a montagem da subestação de 20 megawatts, que vai ser alimentada a partir da barragem hidroeléctrica do Ngove, província do Huambo.
Nos últimos anos, a cidade do Cuito tem sido abastecida a partir da central térmica de Caluapanda, que possui uma capacidade de 10 megawatts, segundo o relatório do Governo Provincial.

Tempo

Multimédia