Províncias

Governo executa projectos nas localidades de Atome

Luís Pedro | Cassongue

O governador da província do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, anunciou ontem mais investimentos em vários domínios para a comuna do Atome, município do Cassongue, no sentido de diminuir as dificuldades sociais que a população enfrenta.

Em visita à sede da comuna, o governador identificou necessidades em termos de infra-estruturas, escolas, postos de saúde e serviços. Para o efeito, pediu a intervenção de investidores privados.
Eusébio de Brito Teixeira elogiou a iniciativa de alguns empresários que pretendem investir na comuna, salientando que "não é fácil este exercício, tendo em conta o estado de degradação da estrada".
As autoridades tradicionais e a população de Atome solicitaram ao governador que interceda na resolução da falta de energia eléctrica, de redes bancárias e comunicações. Outras necessidades apresentadas ao governante têm a ver com o aumento de profissionais nos ramos da Saúde e da Educação, criação de uma cooperativa para os militares desmobilizados, recuperação da antiga estrutura de apoio à agricultura e construção de um hospital comunal. Pediram também uma ambulância para o centro de saúde, apoio à mulher rural e a parteiras tradicionais, bem como a construção de mais duas escolas e um campo polidesportivo.
Os habitantes de Atome pediram igualmente ao governador para implementar na comunidade o programa de merenda escolar e de construção de casas "evolutivas". Representantes da juventude expuseram as dificuldades de acesso ao registo civil e ao ensino médio. Com uma população estimada em 6.864 habitantes, a comuna de Atome tem duas povoações, Nguenga e Tchicuca.

Tempo

Multimédia