Províncias

Governo investe em muitos projectos sociais

Marcelo Manuel | Ndalatando

O governo provincial do Kwanza-Norte investe, no decurso deste ano, cerca de 2,22 triliões de kwanzas, para a execução de 227 projectos de impacto social e económico.

Inaugurados novos sistemas de captação
Fotografia: Marcelo Manuel|ndalatando

O governo provincial do Kwanza-Norte investe, no decurso deste ano, cerca de 2,22 triliões de kwanzas, para a execução de 227 projectos de impacto social e económico.
A informação foi avançada terça-feira, em Ndalatando, pelo vice-governador provincial para o sector Económico, Manuel da Silva, durante uma reunião mantida entre os membros do governo e da classe de auscultação social.
O governante sublinhou que os municípios de Banga e Cazengo beneficiam de 27 projectos cada e os de Lucala e Bolongongo ficam com 23. Golungo Alto, Samba Cajú e Cambambe com 22, Ngonguembo e Quiculungo com 21 e por fim Ambaca com 19 programas.

Balanço positivo

Os sectores da Educação, Agricultura, Pecuária e Pescas, Saúde, Energia e Águas, Saneamento Básico, Reforço Institucional, Serviços de Socialização, Transportes, Turismo e Vias de Comunicação são os de maior destaque.
Abreu da Silva lembrou que, em relação ao balanço das actividades desenvolvidas durante o ano de 2011, o mesmo esteve orçamentado no valor de cerca de 2,22 triliões de kwanzas. Do referido montante, disse, apenas cerca de 2,19 triliões de kwanzas foram  cedidos pelo tesouro nacional ao governo da província. />O responsável avançou  que houve um diferencial de cerca de 38,94 milhões de kwanzas em relação à soma global que devia ser disponibilizada pelas entidades centrais.
Abreu da Silva frisou que as verbas foram cabimentadas para os projectos em curso nos dez municípios que compõem o Kwanza-Norte.
O governante revelou que em função da execução de um maior número de projectos, o município de Cazengo recebeu uma verba estimada em cerca de 288,59 milhões de kwanzas, seguido pelo de Cambambe com cerca de 214,53 milhões de kwanzas, Golungo-Alto com cerca de 214,522 milhões, valor idêntico para as demais municipalidades.
Dos 308 projectos designados, cerca de 244 foram concluídos, encontrando-se em fase de conclusão 64 acções de investimento.  Abreu da Silva disse que a execução ­global dos programas do ano passado estão concluídos numa ordem de 99,9 por cento no município de Cazengo, igual valor percentual ­também para o de Bolongongo. Os municípios de Cambambe, Golungo Alto e Samba Cajú, Ngonguembo e Quiculungo executaram os programas na ordem dos 100 por cento.  No global, a execução financeira da província do Kwanza-Norte corresponde a 98,2 por cento.

Tempo

Multimédia