Províncias

Governo lança boletim informativo

João Mavinga e Fernando Neto | Mbanza-Congo

  O governo da província do Zaire vai, este ano, lançar o primeiro boletim informativo e criar uma página na Internet dedicada à divulgação das acções do executivo local e às realizações histórico-culturais da população local.

Acções do executivo do Zaire vão poder ser consultadas através da Internet
Fotografia: Eduardo Pedro

  O governo da província do Zaire vai, este ano, lançar o primeiro boletim informativo e criar uma página na Internet dedicada à divulgação das acções do executivo local e às realizações histórico-culturais da população local.
O director provincial da Comunicação Social, Carlos Alberto Gonçalves, que avançou a informação ao Jornal de Angola, disse que, para o presente ano, estão delineadas pela sua direcção um leque de actividades, com destaque para o aumento da capacidade técnica dos órgãos públicos de Comunicação Social, bem como dar continuidade aos ciclos de formação dos jornalistas locais, dentro e fora do país, iniciados no ano transacto.
“A nossa grande meta é criar uma estabilidade técnica e tecnológica para os profissionais da Comunicação Social poderem desempenhar eficazmente as suas actividades”, referiu, acrescentando que, ainda no decorrer deste ano, está prevista a instalação de um emissor de onda média na Estação da Rádio Nacional de Angola no Zaire, bem como um outro emissor de satélite na direcção provincial da Televisão Pública de Angola.
O responsável explicou que a implementação das referidas acções depende, em grande medida, do melhoramento do relacionamento dos órgãos locais com as suas direcções de tutela, para que possa existir uma ponte regular de comunicação que facilite a resolução oportuna de problemas pontuais, como a insuficiência de quadros e equipamentos técnicos em algumas empresas do sector, bem como a falta de estruturas adequadas, que ainda se faz sentir, para o normal funcionamento de algumas direcções provinciais.
Carlos Gonçalves, que disse contar com o apoio do governo provincial do Zaire e do Ministério da Comunicação Social, defendeu a necessidade de criação de espaços na media que permitam a realização de estudos e divulgação dos valores histórico-culturais da província.
O interlocutor mostrou-se confiante quanto ao progresso do sector da Comunicação Social no Zaire, a julgar pela sua força de trabalho, formada maioritariamente por jovens que aspiram atingir momentos áureos na sua carreira profissional.
Convidado a pronunciar-se sobre o “Prémio Provincial de Jornalismo”, Carlos Gonçalves disse que uma comissão encarregue pelo governador provincial, Pedro Sebastião, está a envidar esforços no sentido de, ainda este ano, ser realizada a primeira edição.
“Está tudo encaminhado para que aconteça o primeiro “Prémio Provincial de Jornalismo no Zaire”, disse, sublinhando que os prémios são sempre estimulantes e servem também para o melhoramento da condição de vida dos laureados, no caso os jornalistas.    

Tempo

Multimédia