Províncias

Grupos técnicos comunais informados sobre o Censo

Mais de vinte membros dos grupos técnicos comunais no Município de Nharêa, 175 quilómetros a norte do Cuito, Província do Bié, terminaram um seminário de formação sobre o censo geral da população, após terem analisado questões relacionadas com o preenchimento de fichas, material de apoio, conservação dos meios logísticos, processo de recrutamento e selecção, técnicas para falar em público e estratégia pedagógica.

Constaram  dos temas debatidos durante cinco dias o calendário de tarefas, o módulo logístico e administrativo, noções gerais do Censo, distribuição e retorno do material, acções pós-recenseamento e apresentação de questionários e formulários. O coordenador do grupo técnico municipal, Fernando Casaco, disse que a acção formativa vai permitir dar resposta a todas as actividades durante e depois do Censo, a decorrer de 16 a 31 de Maio próximo no país.
O município da Nharêa tem quatro comunas,Gamba, Lúbia, Dando e Caieie, uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, maioritariamente camponesa, e é potencialmente rica no cultivo de milho, feijão, café arábica, hortaliças e na pecuária. O processo de capacitação dos técnicos já abrangeu o Cuito, Camacupa, Catabola, Cuemba, Chinguar e Chitembo.

Tempo

Multimédia