Províncias

Hospital da Jamba com poucos casos

O Hospital Municipal da Jamba, 315 quilómetros a leste do Lubango, registou de Janeiro a Março deste ano, apenas três casos de tuberculose, disse ontem o chefe de enfermagem daquela unidade clínica.

José Miguel disse que  os pacientes são acompanhados por especialistas em regime ambulatório.
O chefe de enfermagem salientou que as estatísticas sobre a tuberculose a nível do município da Jamba têm baixado a cada ano que passa, com casos a atacarem maioritariamente pessoas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e 60 anos.

Hospital da Matala

No município da Matala, as autoridades sanitárias registaram desde o início do ano  64 casos de tuberculose, estando os doentes controlados a receber tratamento, disse o director local da Saúde.
Daniel Cambangula disse que o Hospital Municipal da Matala e o centro de saúde de referência da região possuem medicamentos suficiente para atender qualquer caso ligado à doença, dai apelar os pacientes com suspeitas desta infecção a dirigirem-se às duas unidades sanitárias.
 “Temos muitos casos de pacientes que abandonam a medicação na última fase, situação que nos tem criado muitos problemas”, lamentou. Para reduzir o problema, o sector da Saúde realiza, em parceria com as autoridades tradicionais, igrejas e associações de jovens,  palestras de sensibilização para a prevenção da doença, as consequências do abandono do tratamento.

Tempo

Multimédia