Províncias

Hospital do Vouga com mais serviços

A entrada em funcionamento dos serviços de estomatologia no Hospital Missionário do Vouga, no município de Cunhinga, 30 quilómetros a norte da cidade do Cuito, em Junho deste ano, melhorou significativamente a assistência à população, informou ontem o director daquela unidade hospitalar.

População do Cunhinga conta com serviços de estomatologia
Fotografia: João Gomes | Ediçoes Novembro

Pedro Mango sublinhou que diariamente são consultados cerca de 200 pacientes com problemas dentários.
Durante as consultas, acrescentou o responsável, os pacientes são ensinados a prevenir a doença dos dentes, sobretudo a higiene, que passa em escová-los diariamente ou após as refeições, com escova macia e cremes dentais com flúor, diminuir o consumo de alimentos açucarados, beber bastante água para estimular a produção de saliva e consultar o dentista a cada seis meses.
Segundo Pedro Mango, a cárie dentária resulta da desmineralização do dente, destruindo o esmalte e a camada abaixo (dentina), tendo salientado que a pessoa com dor de dente tem dificuldades ao mastigar e sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, frias e doces.
O Hospital Missionário do Vouga, considerado nos anos 1960 um dos melhores de África, tem capacidade para 300 camas e actualmente comporta 118. Foi completamente reabilitado e apetrechado com meios modernos de diagnóstico e de tratamento e reinaugurado em Janeiro de 2014.
Oferece serviços de medicina, cirurgia, ortopedia, banco de urgência, laboratório para análises clínicas, puericultura, estomatologia, hemoterapia, consultas externas, entre outros.
As obras de reabilitação consistiram na reabilitação da cobertura, aplicação de novas portas, nova rede de água potável, esgotos e energia eléctrica.
A reabilitação decorreu no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, que visou proporcionar melhores condições sociais básicas às populações, combatendo a pobreza e as assimetrias.

Tempo

Multimédia