Províncias

Hospital melhor equipado

Adolfo Mundombe | Cacthiungo

O antigo hospital da Missão Evangélica do Dondi foi apetrechado com equipamentos e medicamentos e reforçado com um grupo de novos enfermeiros, segundo o administrador adjunto do município do Catchiungo, Francisco Martins.

As doenças são melhor diagnosticadas
Fotografia: Jornal de Angola

O referido hospital é uma unidade de referência na região, pertencente à Missão Evangélica com o mesmo nome e presta vários serviços, com realce para as consultas de oftalmologia.
Quanto à Educação, apontou como principal dificuldade a fuga de muitos professores das zonas rurais onde são colocados. “Os novos professores fogem das zonas rurais, por considerarem que têm melhores condições de vida nas cidades, o que tem prejudicado os alunos e criado transtornos aos encarregados de educação e pais dos meninos”, disse Francisco Martins.
O responsável para a área estatística da Educação no município, Pedro Telelo, informou que neste ano lectivo foram matriculados 41.326 alunos, da iniciação à 13ª classe, e as aulas são ministradas por 12.127 professores. Pedro Telelo confessou estar preocupado com a situação de fuga dos professores e disse que o seu sector vai tomar duras medidas contra aqueles que continuarem a infringir as ordens do Ministério da Educação.
“Por desobediência, estes professores prejudicam os alunos que estão ansiosos em aprender a ler e escrever, numa altura em que o município precisa de mais docentes para suprir as lacunas que temos”, desabafou Pedro Telelo.
Catchiungo tem 61 escolas, das quais 18 de construção definitiva, num total de 247 salas.
O sector da Educação não tem problemas de material didáctico, de acordo com Pedro Telo, uma vez que os manuais foram distribuídos no início do ano lectivo.
Para assegurar as actividades recreativas e desportivas dos jovens, o administrador disse que o município tem um campo pelado de futebol e uma quadra desportiva na escola do instituto médio, estando programada a construção de novos campos desportivos, para o lazer dos jovens.

Tempo

Multimédia