Províncias

A importância da higiene nas unidades hospitalares

A higiene no ambiente hospitalar como pressuposto fundamental para prevenir infecções por diversas bactérias foi realçada, na cidade do Huambo, pela especialista em biossegurança sanitária, Eugénia Ngambir.

A higiene no ambiente hospitalar como pressuposto fundamental para prevenir infecções por diversas bactérias foi realçada, na cidade do Huambo, pela especialista em biossegurança sanitária, Eugénia Ngambir. A médica, que fez o alerta ao intervir num seminário sobre “biossegurança intermédia em saúde”, referiu que “a falta de higiene nas unidades sanitárias pode causar contágio de diversas doenças, tanto em pacientes como nos próprios profissionais da área”.
“A higiene, além de fornecer conforto, bem-estar físico e mental, é fundamental para controlar as infecções nas unidades hospitalares, evitando, o contágio de doenças aos pacientes, principalmente por serem sensíveis ”, salientou.
A médica disse ser necessário preparar constantemente os técnicos de limpeza e os profissionais do ramo para haver uma higiene adequada nos hospitais, centros e postos de saúde.
“ Não basta limpar, mas também desinfectar com produtos apropriados para eliminar os microrganismos que se encontram com vida no chão, paredes, camas e cambadas, entre outros locais das unidades sanitárias”, referiu.

Tempo

Multimédia