Províncias

Aberto ciclo de formação para cursos profissionais

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) abriu ontem, na Província do Huambo, o ciclo formativo para o presente ano, no qual estão inscritos 739 formandos.

O vice-governador Provincial para o Sector Económico, Joaquim Rodrigues da Conceição, defendeu a  melhoria da qualidade da formação profissional, sugerindo que os formadores, os dispositivos técnicos e as metodologias de ensino sejam do interesse dos cidadãos inscritos em cada um dos cursos.
Disse que os formadores, enquanto animadores do ambiente de ensino, são chamados a desempenhar um papel preponderante, para que as matérias a ministrar sejam transmitidas e assimiladas convenientemente.
Para o efeito, o vice-governador da Província do Huambo disse que os formadores devem estar cientes das suas responsabilidades e procurar motivar os formandos  para o cumprimento dos objectivos.
Joaquim Rodrigues da Conceição afirmou que o acto formativo provincial vai  viabilizar a inserção de mais quadros técnicos no mercado de trabalho, ajudando, assim, a reforçar o lema "Huambo, Província em Mudança”, reduzindo progressivamente o  desemprego e a pobreza. Realçou que a vida económica saudável e o trabalho condigno somente são possíveis numa sociedade quando o homem estiver munido de capacidades  técnicas e profissionais em vários domínios do saber. Por isso é que, acrescentou o responsável, o Executivo tem estado a realizar ciclos de formação profissional no país, com a finalidade de apoiar todos os cidadãos, sem nenhum tipo de exclusão, na superação de múltiplos desafios para a obtenção de um emprego.
Aos 739 cidadãos que se inscreveram nos diferentes cursos a ser ministrados pelo INEFOP, nos próximos nove meses, o vice-governador Provincial para a Área Económica pediu dedicação para, no final da formação, conseguirem emprego ou auto-emprego.
O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional ministra, na Província do Huambo, cursos básicos de Informática, Alvenaria, Canalização, Electricidade, Carpintaria, Bate-chapa, Serralharia, Mecânica Auto, Culinária, Pastelaria, Decoração, Corte e Costura.

Tempo

Multimédia