Províncias

Abertos mais serviços básicos

Justino Vitorino | Huambo

Várias serviços socioeconómicos começam hoje a funcionar na província do Huambo,  inaugurados no âmbito das festividades dos 55 anos do Dia de Início da Luta Armada de Libertação Nacional.

Vista parcial da cidade do Huambo que conta com mais infra-estruturas de impacto social
Fotografia: Francisco Lopes

O Gabinete de Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Governo Provincial do Huambo refere que entre as inaugurações se destacam as casas do tipo T3 para os técnicos da Saúde da aldeia de Cachindongo, no município da Caála, e os sistemas de abastecimento de água canalizada, equipados com painéis solares, na comuna da Calenga.
A requalificação do bloco operatório do Hospital Municipal da Caála, de um centro médico, com capacidade de internar entre 15 a 20 doentes, na comuna de Cacoma,  município do Ucuma, são outros serviços a inaugurar hoje .
A população de Ucuma vai ganhar uma escola do ensino primário, com 21 salas de aulas, e uma outra, com 16 salas, entra em funcionamento nos bairros de Benfica e de Calomanda, arredores da cidade do Huambo.
Vão ser igualmente inaugurados o edifício da repartição municipal de Estudo e Planeamento da Administração local do Ucuma e uma escola do ensino primário, com sete salas, no Cachiungo e Mungo, informou o Gabinete de Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Governo Provincial do Huambo. Além destas infra-estruturas, as autoridades provinciais vão colocar à disposição da população postos e centros de Saúde no Longonjo, para além da entrega de residências aos quadros da função pública.
As unidades sanitárias foram totalmente apetrechadas com tecnologia de última geração, para atender com maior eficácia os pacientes de todos os bairros das   zonas em que estão instalados. Com capacidade para atender entre 15 a 20 doentes por dia, as unidades dispõem de serviços de farmácia, pediatria, laboratórios, enfermaria e obstetrícia, medicina, laboratório e puericultura.
Cada uma das unidades clínicas conta com   16 técnicos, entre básicos e médios.

Tempo

Multimédia