Províncias

Acção formativa para os técnicos ligados à saúde

Tatiana Marta | Huambo

Médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório de várias unidades sanitárias do Huambo participam durante oito dias numa formação acelerada sobre métodos de tratamento de Sida e acompanhamento de seropositivos promovida pelo Ministério da Saúde.

O director provincial da Saúde disse na abertura da formação ser necessário realizar uma série de acções, como aumentar a cobertura dos serviços especializados na luta contra o VIH/Sida, acesso ao aconselhamento, testagem voluntária e a anti-retrovirais para a diminuição do número de mortes  causadas pela doença. Frederico Juliana afirmou que o Huambo tem uma prevalência de 1,06 por cento de seropositivos, muito acima da média nacional, o que torna a província das mais afectadas.
O director da Saúde sublinhou que das 63.424 pessoas testadas no ano passado, 33.873 eram mulheres grávidas, das quais  362 tiveram resultados positivos e receberam tratamento com anti-retrovirais, para prevenir a transmissão da doença aos filhos. 
A província do Huambo tem 41 unidades sanitárias de testagem e tratamento do VIH/Sida e procura, em colaboração com parceiros, aumentar os serviços de aconselhamento.

Tempo

Multimédia