Províncias

Acção formativa sobre orçamento

Mais de 20 técnicos de saúde dos municípios de Ucuma, Tchinjenje e Longonjo (Huambo) participam, desde sexta-feira, numa acção formativa sobre planificação e orçamento nas unidades sanitárias.

O seminário é uma promoção da direcção provincial da Saúde em parceria com a ONG USAID e as repartições de saúde dos referidos municípios, destinada a desenvolver as capacidades dos técnicos municipais em produzir planos e orçamentos com base nos programas municipais de cuidados primários de saúde.
Com a duração de dez dias, os participantes vão avaliar o desempenho das repartições municipais, o plano do ano anterior com base nas metas previamente traçadas, analisar as prioridades dos problemas de saúde e serviços do pacote básico com fraco desempenho.
Na agenda constam ainda debates sobre a aplicação de estratégias de melhoria dos serviços de saúde, o desenvolvimento do orçamento das actividades com periodicidade e as necessidades mensais das unidades sanitárias, assim como a preparação de propostas.
A formação tem como facilitador o especialista em Saúde Pública, Vita Vemba, da Direcção Nacional de Saúde.

Tempo

Multimédia