Províncias

Água potável nas zonas rurais da vila de Chicala Choloanga

Justino Victorino | Chicala Cholohanga

Um total de três novos sistemas de captação e distribuição de água potável estão em construção nas comunas de Sambo, Samboto e Mbave, no município da Chicala Cholohanga, no quadro do programa “Água para Todos”, revelou ontem o administrador local.

População da região deixa de percorrer longas distâncias à procura de água
Fotografia: Jaquelino Figueiredo | Soyo

Francico Kata disse que, além das sedes comunais, o programa  estende-se, nos próximos tempos, para algumas ombalas e aldeias de maior aglomeração populacional, devendo cada sistema beneficiar 600 habitantes.
O director do gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial do Huambo, Catuquezo Kiame, afirmou que a construção dos sistemas de captação e tratamento de água às populações consta de um programa que visa melhorar a distribuição nas comunidades rurais, principalmente. />O  sector das Águas na província prevê inaugurar ainda, nos próximos tempos, mais sistemas de captação e distribuição na cidade do Huambo, disse Catuquezo Kiame .
O soba Zeferino Caputo salienta que antes a população das referidas localidades consume ainda água oriunda de cacimbas, mas esta situação fica para o passado, em breve. “Agora, estamos mais seguros e já não teremos problemas, principalmente no período de cacimbo”, concluiu o soba.

Tempo

Multimédia