Províncias

Aldeia de Candjonde precisa de docentes

Maracelino Dumbo | Ussoque

O soba da localidade de Candjonde informou que mais de 300 crianças não têm acesso ao ensino, por falta de professores e de infra-estruturas escolares.

Fotografia: Jornal de Angola

Amândio Capu solicitou ao Governo Provincial no sentido de rever o actual quadro, de modo a que as crianças tenham acesso ao ensino.  
“Não se aceita que em pleno século XXI e em tempo de paz haja crianças sem estudar, por falta de professores e escolas. Estou convicto de que o problema vai ter solução”, argumentou.
A autoridade tradicional da aldeia afirmou que há três anos que não se regista actividade lectiva na aldeia, por falta de docentes.
O soba referiu que a falta de condições de acomodação fez com que os professores que leccionavam na capela e na única escola comunitária de carácter provisório, construída na aldeia de Candjonde, abandonassem a localidade.
“Nós, na qualidade de membros da autoridade tradicional da nossa aldeia, já manifestámos a preocupação às entidades de direito sobre o assunto. Neste momento, aguardamos a resposta, para que no próximo ano lectivo as crianças beneficiem de aprendizagem escolar”, sustentou Amândio Capu.
Na aldeia, disse aquela autoridade tradicional, falta também um posto de saúde para assistência às populações, sobretudo às mulheres grávidas e crianças. Em casos de complicações de partos, as mulheres são socorridas e assistidas por parteiras tradicionais com meios inadequados.
A autoridade tradicional disse que para a assistência médica e medicamentosa às populações de Can­djonde, os cidadãos percorrem longas distâncias a pé, para atingirem a vila do Ussoque.
O soba Capu referiu que da sede da comuna à aldeia de Candjonde demora-se perto de duas horas, devido ao mau estado da estrada.
A zona precisa de pequenas lojas para dinamizar o comércio. A população da aldeia de Candjonde é na maioria camponesa e dedica-se à produção de milho, mandioca, feijão, batata-doce e rena, soja e produtos hortícolas.       

Tempo

Multimédia