Províncias

Alterações climáticas com centro de estudos

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, anunciou a construção, ainda este ano, de um centro de estudos das alterações climáticas, na província do Huambo, para fortalecer o processo educativo do país.

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, anunciou a construção, ainda este ano, de um centro de estudos das alterações climáticas, na província do Huambo, para fortalecer o processo educativo do país. O responsável, que falava no acto de encerramento do primeiro seminário de balanço das actividades desenvolvidas no âmbito do Centro para Ciências e Serviços para adaptação às Variações Climáticas e Uso Sustentável dos Solos (SASSCAL), frisou que o centro vai ser instalado na futura cidade universitária da região.
Cristóvão Simões assegurou que vai contar com a participação de académicos nacionais e estrangeiros, que têm vínculo a instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico dos centros de pesquisa do país.
A construção deste centro também tem por objectivo contribuir nas investigações relacionadas com fenómenos naturais, como o uso da água, desflorestação, agricultura e a terra.
“Os problemas ambientais e o uso sustentável da água têm sido os principais focos de conflito entre as populações. Daí que o elevado crescimento dos problemas relacionados com o consumo da água a nível das populações possa provocar brevemente vários conflitos entre as nações”, salientou.
A construção do centro, fruto de um financiamento do governo alemão, conta com a contribuição dos países da região austral do continente, nomeadamente a África do Sul, Angola, Botswana, Namíbia e Zâmbia. O encontro foi  orientado pelo director  de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério do Ensino Superior.

Tempo

Multimédia