Províncias

Alunos da aldeia Napika recebem material escolar

Valentim Cavindi | Catchiungo

Material escolar foi distribuído a 500 alunos da escola comunitária do sector de Napika, comuna do Tchiumbo, província do Huambo, num gesto da Associação “Dar Vida à Vida”.

Associação ajuda crianças desprovidas
Fotografia: Nuno Flash

Material escolar foi distribuído a 500 alunos da escola comunitária do sector de Napika, comuna do Tchiumbo, província do Huambo, num gesto da Associação “Dar Vida à Vida”.
Dos materiais constam 500 batas escolares, 1.000 cadernos e pastas que, segundo o responsável da associação, José Kawanga, são parte do seu esforço para ajudar o Governo Provincial no auxilio aos encarregados de educação desprovidos de recursos financeiros para adquirirem material didáctico aos seus educandos.
A iniciativa, disse José Kawanga, vai servir de incentivo para os alunos criarem gosto e motivação pelos estudos para que consigam obter resultados satisfatório que no futuro tenhamos uma geração de ouro.
O administrador comunal do Tchiumbo, José Tchisaluquila, agradeceu o gesto da Associação “Dar à Vida” e apelou às demais agremiações juvenis a seguirem o mesmo exemplo de modo a minimizar a carência com que as escolas da localidade enfrentam.
José Tchisaluquila ressaltou a entrega gratuita, pelo governo, de material escolar a todas as escolas da província do Huambo, mas notou haver ainda um défice, tendo em conta o crescente número de crianças em idade escolar na comuna.
A Associação “Dar à Vida” criou, também na comuna do Tchiumbo, cinco grupos de jovens empreendedores nas áreas de serralharia, carpintaria e engraxadores, com dez elementos cada.
A associação filantrópica tem como objectivo a criação de fontes de rendimento para populações desprovidas de qualificações académicas e profissionais e reduzir o número de jovens sem ocupação.

Tempo

Multimédia