Províncias

Alunos do curso de Direito preparam defesa de tese

Victória Quintas | Huambo

Um total de 117 estudantes finalistas do curso de Direito, da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), começaram, na quarta-feira, a preparar os trabalhos de fim de curso, com vista à dissertação que tem início no próximo mês de Junho.

Centenas de alunos vão defender tese
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

O decano da faculdade, João Valeriano, disse que, de acordo com a nova metodologia, introduzida no plano curricular no ano passado, os estudantes dispõem de um período de seis meses para preparar as suas monografias.
Com esta nova metodologia, os finalistas do curso de Direito da UJES são obrigados a defender um trabalho de fim de curso em monografia elaborado num período de seis meses.
“Já temos as condições criadas, um júri constituído por um orientador, um arguente e um presidente também estão a preparar-se.
Numa primeira fase, acrescentou, a responsabilidade é mais para os orientadores, que devem acompanhar todo o trabalho do finalista e, ao contrário das defesas anteriores, este ano os finalistas devem comparticipar com 68 mil kwanzas, para as despesas da defesa. No presente ano lectivo a faculdade de Direito vai matricular 240 novos estudantes, que vão ser submetidos a exame de aptidão no próximo dia 30.
João Valeriano referiu que foram introduzidas cadeiras de língua portuguesa, inglesa, francesa e latim jurídico, no primeiro e segundo anos do curso, bem como a cadeira de Direito Costumeiro no quinto ano.
A faculdade conta a com seis salas de aula, para acomodar mais de 1.000 estudantes, distribuídos em dois turnos. A instituição possui  um tribunal simulado, onde periodicamente se realizam julgamentos.

Tempo

Multimédia