Províncias

Alunos do ensino escolar são esclarecidos sobre a lei

Alunos de escolas primárias e do I ciclo do ensino secundário do município da Caála, na província do Huambo, foram esclarecimentos, na quarta-feira,  sobre a Lei contra à Violência Doméstica, informou a responsável da repartição dos assuntos sociais da administração.

Crianças são as principais vítimas
Fotografia: Paulo Mulaza


Emília Catarino disse que foram distribuídos agentes em nove escolas do município que orientaram palestras sobre o assunto, numa acção promovida pela repartição dos assuntos sociais da administração do município da Caála.
Com o programa de esclarecimento pretende-se também combater os casos de violência doméstica nos lares e evitar que as crianças possam presenciar cenas violentas em casa, disse Emília Catarino, que acrescentou: “Este é uma forma que encontramos para esclarecer de forma massiva a Lei contra à Violência Doméstica e reforçar os métodos preventivos dos maus-tratos que acontece entre cônjuges.”
Nas sessões foram   abordados assuntos relacionados com a preservação dos valores culturais e educação moral e cívica. O programa abrangeu  7.050 alunos do ensino primário e I ciclo da região.

Infra-estruturas sociais
/>Novas infra-estruturas sociais estão ser erguidas no município do Huambo e neste momento os trabalhos de execução encontram-se numa fase avançada, disse o administrador da circunscrição.  O administrador do município sede da província do Huambo, Irineu Sacaála, constatou, durante uma visita de campo, o andamento das obras de ampliação e remodelação do centro de saúde do bairro Bom Pastor e a ponte sobre o rio Chikendo, que liga os sectores de Calundo/Chivela, localizado na periferia da cidade do Huambo.
Na comuna da Chipipa, a 22 quilómetros da sede municipal, o administrador municipal inteirou-se do estado das duas pontes sobre o rio Ekunjo, que liga  Vilinga e Muenassi, Tchipuiya e Mbave.
 Em relação à ponte sobre o rio Ekonjo, Irineu Sacaála disse tratar-se de uma obra de responsabilidade do Governo Provincial, tendo em conta a sua dimensão e a engenharia necessária para a reabilitação da infra-estrutura.

Tempo

Multimédia