Províncias

Apresentado plano de obras de manutenção

O plano de conservação e manutenção de infra-estruturas públicas da província do Huambo, apresentado aos membros do Governo local, começa a ser aplicado já no próximo mês.

Fotografia: DR

De acordo com o director das Obras Públicas, Henrique Capeça, a primeira fase vai consistir na identificação dos edifícios com mais de cinco andares e a concertação, com a administração, do programa de medidas preventivas, entre elas a retirada de água das caves, remoção de lixo e verificação da situação de drenagem.
A avaliação do estado de conservação e manutenção das infra-estruturas sociais, como escolas e hospitais, também começa em Maio, com equipas técnicas que integram estudantes do Instituto Superior Politécnico do Huambo, das áreas de arquitectura e engenharia civil.
Estes estudantes, segundo Henrique Capeça, irão auxiliar as administrações municipais e a direcção das Obras Públicas na caracterização do grau de degradação das infra-estruturas sociais, para a devida intervenção. />O nível de intervenção, simples ou completa, será de-finido depois destes trabalhos, com o propósito de garantir maior conservação e durabilidade, para que os fundos investidos pelo Governo sirvam para o futuro.
“É fundamental que se tenha a certificação técnica das empresas que vão executar estes trabalhos, assim como a certificação dos materiais a serem utilizados e a necessidade de se ter um ca-dastro destas intervenções, seja pelas administrações municipais e Obras Públicas, para permitir que estes elementos sirvam de base para outras intervenções”, enfatizou.
Quanto às ruas e estradas, o director provincial das Obras Públicas disse que o programa de manutenção e conservação terá início em Junho, com a colaboração do Instituto Nacional de Estradas de Angola e a intervenção de brigadas municipais.

Tempo

Multimédia