Províncias

Apresentado projecto de estrada circular

Victória Quintas | Huambo

A cidade do Huambo vai passar a dispor, nos próximos anos, de uma estrada circular para encaminhar o tráfego de carros pesados para fora do centro da cidade.

Estrada circular projectada para o Huambo vai retirar do centro da cidade o trânsito pesado
Fotografia: Jornal de Angola

A cidade do Huambo vai passar a dispor, nos próximos anos, de uma estrada circular para encaminhar o tráfego de carros pesados para fora do centro da cidade.
O projecto foi apresentado na quinta-feira aos membros do Governo Provincial e a sua execução vai ser feita em seis fases: geometria da estrada, estrutura do pavimento, sinalização e segurança, passagens hidráulicas, valas de drenagem, bacias hidrográficas e mapa de quantidades.
A circular vai ter uma largura de 100 metros e uma extensão de 70 quilómetros. A primeira fase prevê a construção das estradas de serviço, que são vias laterais da própria circular, avaliadas em 70 milhões de dólares.
A construção dos primeiros 24 quilómetros começa no município da Caála e culmina na zona norte da cidade do Huambo, em direcção à Estrada Nacional 120, que liga Huambo e Luanda.  
O vice-governador da província para o sector técnico e infra-estruturas, José Paulo Kai, referiu, durante a apresentação do projecto, que a circular, do ponto de vista técnico, vai permitir o escoamento de produtos em torno da cidade e proporcionar mais emprego para os jovens do Huambo. A intenção é começar com a construção das estradas de serviço de 24 quilómetros e fechar com o anel de 46 quilómetros. Posteriormente, é feita a própria circular, com quatro faixas de rodagem em cada sentido.
José Paulo Kai referiu que o Governo Provincial está a envidar todos os esforços para, no próximo Programa de Investimentos Públicos, a primeira fase do projecto da circular urbana, já submetida ao Ministério do Urbanismo e Construção, ser contemplada. Participaram no acto de apresentação do projecto o governador Faustino Muteka e  membros do Governo Provincial.

Tempo

Multimédia