Províncias

Aterro sanitário local faz horas extras

Adolfo Mundombe e Estácio Camassete | Huambo

O administrador municipal do Huambo, José Marcelino, anunciou  o alargamento do horário laboral dos serviços no aterro sanitário da cidade, durante a quadra festiva, devido ao excesso de produção de lixo que se tem verificado nos estabelecimentos comerciais e nas residências em épocas de festa.

José Marcelino assegurou que estão mobilizadas operadoras de limpeza que vão funcionar durante a época das festas. A administração, acrescentou, negociou com os gestores do aterro sanitário no sentido de aumentarem as horas da entrada de camiões carregados com lixo.
O administrador aconselhou os munícipes e operadores comerciais a observar as normas de limpeza e higiene e a primar por uma boa conduta durante a quadra festiva, de maneira a manter a cidade limpa e organizada. “Devemos manter a higiene e organização, para que continuemos a ter uma cidade limpa e organizada”, disse.
Com as intensas chuvas que caem frequentemente na província, a produção excessiva e amontoamento de lixo podem provocar problemas de saúde às populações e criar uma imagem desagradável à urbe.
O administrador exorta a população a manter um ambiente sadio nas comunidades e a colaborar com as operadoras de limpeza, depositando o lixo em locais apropriados.
Por outro lado, o chefe do serviço provincial do Huambo do Instituto Nacional da Criança (INAC), Aurélio Augusto, defendeu a criação de condições para melhorar a vida da criança. Aurélio Augusto, que falava na abertura do seminário de capacitação dos representantes do INAC de todos os municípios da província, com vista à procura de soluções para melhorar a vida da criança e o cumprimento dos 11 compromissos, afirmou que o Executivo angolano pretende assegurar a aplicação de acções específicas para o desenvolvimento saudável dos menores.  
O encontro serviu para assegurar acções conjuntas e harmonizar políticas de defesa dos direitos da criança na província. Os participantes tomaram conhecimento dos documentos ligados à organização e legislação criada a favor da criança e os instrumentos de reforço da capacidade técnica e interventiva, de forma a assegurar uma sociedade mais digna para as crianças.

Tempo

Multimédia