Províncias

Autoridades apostam na expansão

A expansão do sistema de ensino no município do Chinjenje, Huambo, constitui um dos principias ganhos da Paz no país, afirmou o administrador municipal.

A administração local prevê construir mais escolas tendo em conta a densidade populacional
Fotografia: João Gomes |

Mateus Rodrigues Sanjala disse à Angop que, durante estes 11 anos, o município deu passos significativos no sector da educação, que antes vivia grandes dificuldades.
Actualmente, o Chinjenje conta com mais de 60 salas e outras 50 comunitárias, construídas com a ajuda da população e com materiais locais, e dispõe de professores em todas as comunas, aldeias, ombalas e sectores do município.
 A melhoria das infra-estruturas da educação, disse o administrador, permitiu a integração de muitas crianças no sistema normal de ensino. Até 2008, realçou, mais de quatro mil crianças encontravam-se fora do sistema normal de ensino, restando, até ao presente ano, mil.
Apesar do crescimento, considerou que Chinjenje precisa de mais 50 salas para melhorar as condições de ensino, e acabar com as crianças fora do sistema normal de ensino.
Nessa perspectiva, consta do programa da administração local, para este ano, a ampliação e construção de mais escolas.  O município do Chinjenje tem matriculados dez mil alunos no ensino primário, primeiro e segundo ciclos. As aulas são asseguradas por 500 professores.A localidade conta com um núcleo de Ensino Superior do Colégio Sol Nascente, uma instituição privada com sede na cidade do Huambo.  Chinjenje tem uma população calculada em 30 mil habitantes, maioritariamente camponesa. Tem duas comunas: a sede e Chiaca.

Tempo

Multimédia