Províncias

Avanços notáveis na área da Saúde

O sector da Saúde na província do Huambo teve, nos primeiros três meses deste ano, avanços significativos, sobretudo no número de camas para internamento de doentes e na diminuição da incidência e mortalidade por malária, informou o director local do sector.

Frederico Juliana, que falava à saída da segunda sessão ordinária do Governo Provincial, destacou ainda a importância da realização de feiras de saúde e do programa Uhayele Vimbo (saúde na aldeia), que têm contribuído para a expansão dos serviços de Saúde.
Para justificar a sua afirmação, o director sublinhou que, de Janeiro a Março deste ano, houve um incremento de 111 camas de internamento, resultante da entrada em funcionamento de novos centros de saúde e postos médicos em distintas localidades da região.
Em relação à diminuição dos casos de malária, recordou que antes era tida como a principal causa de internamentos e de morte hospitalar, mas actualmente ocupa a quinta posição, o que faz do Huambo a província com menor incidência desta doença no país.
A contratação de 221 novos quadros também foi apontada como um dos avanços registados ao longo dos primeiros três meses do ano.
Frederico Juliana apontou os ferimentos por acidentes de viação, as doenças respiratórias e diarreicas agudas e a tuberculose como as responsáveis pela mortalidade na província do Huambo.

Tempo

Multimédia