Províncias

Bairro de Salupembe com mais uma escola

A população do bairro de Salupembe, arredores da sede municipal do Cachiungo, 65 quilómetros da cidade do Huambo, vai ganhar, dentro de oito meses, uma escola do ensino primário, com sete salas de aula, cujas obras arrancaram  com a colocação da primeira pedra, pela governadora Joana Lina.

Mais crianças do Cachiungo podem aprender a ler
Fotografia: Domingos Fernandes | Edições Novembro

A escola, cujas obras estão inseridas no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e Pobreza, terá capacidade para albergar mais de 500 estudantes. Além das salas de aula e compartimentos administrativos, a escola terá uma biblioteca, parque de estacionamento, espaços verdes e de lazer.
Antes de proceder a colocação da primeira pedra da empreitada, a governadora manteve um encontro com os membros da sociedade civil, onde foi informada, pela administradora local, Edith Livila, sobre a situação socioeconómica da região.
Na oportunidade, Edith Livila lamentou o facto da administração municipal não possuir um edifício que dignifique o exercício da função do Estado, bem como a insuficiência de quadros do sector agrícola e económico.
A administradora apontou igualmente o estado de degradação das vias terciárias que ligam às aldeias e ombalas como outra dificuldade que está a retardar o desenvolvimento da localidade, por impossibilitar a livre circulação de pessoas e bens.
No domínio do abastecimento de água potável, a administradora relatou o facto do município, há mais de 30 anos, não beneficiar deste serviço, quadro idêntico no sector da energia eléctrica. No cumprimento da sua jornada de trabalho no Cachiungo, Joana Lina visitou o Instituto Politécnico Médio local, o Hospital Municipal, a Missão Católica de Vavayela, a fazenda de recuperação de toxicodependentes, a fábrica de contraplacado, o centro de captação de água, a central térmica e o campo agrícola com solos corrigidos.
O município do Cachiungo possui uma população estimada em 105 mil habitantes, distribuídos pelas comunas sede, Chiumbo e Chinhama.

Tempo

Multimédia