Províncias

Cachiungo com novos casos

Tatiana Marta | Cachiungo

Pelo menos 15 novos casos de lepra foram registadosno mês de Dezembro no município do Cachiungo, província do Huambo, revelou terça-feira o chefe da Repartição Municipalde Saúde.

Alastramento da doença é preocupante
Fotografia: DR


António Chachipala disse que as autoridades sanitárias municipais estão preocupadas com o alastramento da doença. Os casos, apesar dos esforços empreendidos,estão a crescer.
Segundo ochefe da Repartição de Saúde, os novos casos estão a ser tratados localmente, já que o município tem recebido regularmente medicamentos enviados pelo Programa Nacional de Combate à Lepra.
António Chachipala disse desconhecer as causas que estão na base do alastramento da doença no município, mas garantiu que têm sido desenvolvidas acções de sensibilização para manter os residentes informados sobre as formas de contaminação e prevenção da lepra. A lepra é uma doença infecciosa causada pelo bacilo “mycrobacterium leprae”, vulgarmente conhecido por Bacilo de Hansen, que afecta os nervos e a pele, chegando a provocar danos severos, explicou António Chachipala.
O chefe da Repartição de Saúde disse ainda que a doença se transmite por gotículas de saliva e tem como sintomas a incapacidade de diferenciar o frio e o calor no local afectado e, posteriormente, para a diminuição da sensação de dor.

Tempo

Multimédia