Províncias

Campanha de arborização abre na cidade do Huambo

O Ministério da Agricultura lança hoje, no Huambo, a estratégia nacional de povoamento e repovoamento florestal e a campanha de plantação de um milhão de árvores em comemoração do 21 de Março, Dia Internacional da Árvore e das Florestas.

Ministro da Agricultura Afonso Pedro Canga
Fotografia: JA

A iniciativa vai decorrer sob o lema “Pense, plante árvores e proteja a vida” e visa incentivar a plantação de árvores para o aumento da arborização nos meios urbanos, periurbanos e rurais, e a recuperação de áreas desflorestadas e degradadas, com vista a proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Os departamentos provinciais do Instituto de Desenvolvimento Florestal vão fornecer as mudas de plantas em cada província e município que aderir à campanha, e assistir tecnicamente no processo de plantação. Durante o acto, a ser presidido pelo ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, a Juventude Ecológica de Angola vai fazer o lançamento do livro “Datas Ambientais 2014.
A 21 de Março de 1872, John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população do estado norte-americano de Nebraska a plantar ordenadamente árvores  com o objectivo de solucionar o problema da escassez de combustível  lenhoso para o aquecimento humano durante o Inverno.
Em reconhecimento pelo facto de as árvores serem parte integrante do ecossistema  para o equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável, a Assembleia Geral da ONU, sob proposta da FAO, instituiu o 21 de Março como Dia Mundial da Árvore e das Florestas.

Tempo

Multimédia