Províncias

Camponeses do Bailundo reforçam produção de soja

Tatiana Marta |Huambo

Os camponeses do município do Bailundo foram incentivados a  produzir soja, ontem, pela Organização Não-Governamental Codespa.

Para materializar o projecto, a Codespa, em parceria com o Governo provincial do Huambo, promoveu,  no município do Bailundo, uma palestra com o tema “Promoção do consumo do leite de soja”, onde participaram mais de 300 pessoas, com o objectivo de despertar a atenção do cidadão para as vantagens nutricionais e os benefícios do seu consumo.
O delegado da Codespa, Juan Molina, disse que  do programa da organização consta  a procura de mecanismos para melhorar as práticas agrícolas, através da metodologia das escolas de campo, com vista a contribuir para o desenvolvimento económico dos pais.
Esclareceu que a instituição presta assistência técnica aos camponeses, com o intuito de aumentar a produção de soja e de outros produtos, que garantem mais valor nutricional à saúde humana.
Juan Molina confirmou a existência de muitas cooperativas agrícolas nas regiões com dificuldades de acesso ao crédito, acrescentando que a Codespa tem acompanhado  o cultivo de soja, tendo em conta a diversificação da economia em curso no país. A administradora municipal adjunta do Bailundo, Dolina Miguel, enalteceu a importância da palestra e mostrou satisfação e a disponibilidade das autoridades municipais em colaborar com a organização, transmitindo à população a importância de   produzir  soja em grande escala.
 Dolina Miguel referiu que todos os nutrientes são muito importantes para a manutenção do bom funcionamento do organismo humano, por isso aconselha a comunidade a manter uma dieta balanceada. “ Tomamos conhecimento de como se processa o leite de soja, assim como a sua importância, com destaque para as crianças. Por isso, a partir de agora vamos todos seguir e materializar os ensinamentos adquiridos”, aconselhou a administradora.
Sublinhou que a soja, conhecida como “grão milagroso”, e os seus derivados, são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B, daí ter aconselhado a população a consumir leite de soja pela importância das suas vantagens.  A Codespa é uma ONG espanhola e opera na província do Huambo desde 2012, comprometida na redução dos índices de má nutrição, sobretudo nos municípios do Bailundo e Caála, através da distribuição de pacotes de leite de soja às comunidades.

Tempo

Multimédia