Províncias

Camponeses no Bailundo recebem meios agrícolas

Justino Victorino | Hengue

Centenas de famílias da comuna do Hengue, município do Bailundo, no Huambo, agrupadas em associações e cooperativas de camponeses receberam, do governo da província, vários instrumentos de trabalho, com vista ao fomento da actividade agrícola e o desenvolvimento de pequenos negócios.

Objectivo é aumentar a produção na região
Fotografia: Arão Martins

Dos bens entregues aos camponeses constam charruas, tractores, catanas, enxadas, pulverizadores, fertilizantes e sementes diversas, além de geradores e motorizadas de três rodas para facilitar o escoamento de produtos agrícolas do campo para os principais mercados da cidade do Bailundo
O governador provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, disse que o gesto representa a solidariedade para com a população no sentido de apoiá-la nas suas actividades diárias e garantiu dar, nos próximos dias, outro tipo de apoio.
João Baptista Kussumua pediu aos beneficiários para cuidarem com carinho dos meios recebidos, pois, referiu que as dificuldades vividas no país não permitem, de momento, uma distribuição generalizada de bens agrícolas.
O responsável garantiu, em 2017, reforçar os apoios das famílias agrupadas em associações e cooperativas, com a implementação do programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, dirigido pela Direcção da Agricultura.
A grande preocupação de momento está relacionada com o sector da Saúde na região, que, segundo o governador do Huambo, tem falta de medicamentos essenciais no posto médico e de uma ambulância, que seria útil para a evacuação de doentes em estado grave para o Hospital Regional do Bailundo ou mesmo para o Central do Huambo.

Tempo

Multimédia