Províncias

Camponeses recebem meios de trabalho

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural entregou aos camponeses da província do Huambo instrumentos de produção para alargarem as áreas de cultivo, no âmbito do programa de combate à pobreza.

Camponeses melhor servidos em termos de equipamentos
Fotografia: Justino Victorino | Huambo


Entre os meios recebidos destacam-se 30 toneladas de sementes de milho, 6.000 toneladas de adubos e outras 6.000 toneladas de calcário para a correcção  de solos, 10.000 charruas para a tracção animal, 50 carroças de tracção animal, oito tractores e respectivas alfaias, enxadas, catanas e pás.  
No acto, o ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, disse que os meios entregues vão servir também para a preparação da campanha agrícola 2017/ 2018 e contribuir para a revitalização do sector na província, bem como melhorar as condições de trabalho dos camponeses.Os meios agrícolas resultam de uma solicitação do Governo da província do Huambo, com o objectivo de dinamizar a actividade, alargar as áreas de cultivo, aumentar a produção e a produtividade e criar excedentes para a comercialização.
O ministro disse acreditar que, com os meios entregues, os camponeses vão produzir bastante comida. “É objectivo primordial do Executivo potenciar os camponeses com meios técnicos e fertilizantes”, disse. O governador do Huambo, João Baptista Kussumua, realçou que, com a distribuição destes equipamentos, pretende-se assegurar o desenvolvimento da agricultura sustentável das famílias camponesas.
Justino Victorino| Huambo

Tempo

Multimédia