Províncias

Casos de Sida estão a descer de forma gradual

Juliana Domingos | Huambo

Um total de 495 casos de HIV/Sida foram diagnosticados entre os meses de Janeiro e primeira quinzena de Abril deste ano, na província do Huambo, contra 543 registados no mesmo período do ano anterior, revelou ontem o supervisor provincial de Vigilância Epidemiológica do Programa de Luta Contra o Sida, Euclides Chipalavela.


O supervisor justificou esta redução gradual de casos na província com o aumento de centros de testagem e tratamento da doença em todos os municípios, acções de sensibilização levadas a cabo pelas autoridades sanitárias, em parceria com algumas Organizações Não Governamentais. Também foram realizadas palestras sobre os métodos de prevenção e formas de contágio.
Euclides Chipalavela informou que a instituição regista actualmente uma expansão significativa dos serviços de testagem de VIH/Sida e garantiu que existem anti-retrovirais suficientes em todas as unidades sanitárias para atender doentes afectados pela doença.
Apesar desta ligeira diminuição, disse que o sector vai continuar a redobrar esforços no sentido de aumentar as acções preventivas do contágio da doença, com a realização de testes voluntários em todas as unidades sanitária.
O supervisor manifestou-se preocupado com o facto de muitas mulheres grávidas não aderirem aos testes durante a gestação e continuarem a realizar partos em casa.

Tempo

Multimédia