Províncias

Centenas de casos de sida diagnosticados no Huambo

Tatiana Marta | Huambo

Mais de dois mil casos de sida foram diagnosticados, no primeiro trimestre deste ano, na província do Huambo.

Decorrem campanhas de sensibilização
Fotografia: Jornal de Angola

Mais de dois mil casos de sida foram diagnosticados, no primeiro trimestre deste ano, na província do Huambo, informou quarta-feira ao Jornal de Angola o supervisor provincial do Programa de Luta Contra a doença, Euclides Chipalavela.
O supervisor disse que a instituição testou e aconselhou um total de 8.026 pessoas, das quais mais de duas eram seropositivas. Durante os três meses, foram registados ainda 165 mortes.
De acordo com aquele responsável, a situação é preocupante, por isso, o Programa está a aperfeiçoar os métodos de testagem e a melhorar os serviços de laboratório de prevenção da transmissão vertical para mulheres grávidas.
Os laboratórios, segundo Euclides Chipalavela, foram apetrechados com equipamentos de ponta e a província conta com quantidades suficientes de medicamentos antiretrovirais para o tratamento de pessoas portadoras.
O supervisor garantiu que a distribuição dos medicamentos decorre sem sobressaltos. “Temos farmácias, laboratórios e os consultórios médicos, com especialistas formados e abalizados na companha de luta conta a Sida”, acrescentou.
Chipalavela apelou a juventude a procurar pelos centros de testagem voluntária para saberem do seu estado serológico e ajudarem na redução de casos da doença.

Tempo

Multimédia