Províncias

Centenas de crianças e jovens foram receber a comunhão

Vitória Quintas | Huambo

A paróquia da Sé Catedral comemorou, domingo, 76 anos desde a sua fundação. Para saudar a data, o arcebispo do Huambo, D. José de Queirós Alves, concedeu sacramentos de profissão de fé (primeira comunhão e confirmação) a 387 adolescentes.

A paróquia da Sé Catedral comemorou, domingo, 76 anos desde a sua fundação. Para saudar a data, o arcebispo do Huambo, D. José de Queirós Alves, concedeu sacramentos de profissão de fé (primeira comunhão e confirmação) a 387 adolescentes.
Durante a celebração eucarística, que congregou centenas de fiéis, o arcebispo lembrou que aquela liturgia colocava a todos, diante da expectativa da vinda do Senhor, o advento. “É importante que o Senhor venha mesmo e que este convite seja uma chamada efectiva a um novo começo. Advento é o tempo da vinda do Senhor”.
D. Alves de Queirós disse aos presentes que as relações na comunidade do povo de Deus devem ser de justiça, máxima harmonia, paz, num ambiente de perfeita relação com Deus, piedade, sentimento de presença de Deus no meio do seu povo.
“Esta é uma expressão de conversão, em que Isaías e João Baptista nos apresentam durante este tempo do advento. Uma conversão interior que nos põe em ligação mais profunda com Deus chamando-nos a mudar tudo o que na vida não está certo, a fazer uma análise do que na nossa vida não vai bem, para termos um novo começo no Senhor”, sublinhou o arcebispo.
O prelado explicou que a renovação tem de ser primeiramente a nível pessoal, estender-se à vida familiar e social. Mencionou o plano do novo ano pastoral para Angola, feito na assembleia dos bispos, realizada em Novembro, que convida os católicos a fazer uma conversão do seu agir.
Ao dirigir-se aos 172 adolescentes que receberam a primeira comunhão, Dom Queirós disse: “ide comer o pão da vida. Não receber Jesus, Jesus é que vos recebe a vós. A comunhão não é só comer a hóstia, mas encontrar-se com Jesus”. Outros cento e 77 adolescentes receberam a profissão de fé.
O arcebispo exortou os adolescentes, dizendo: “crescestes, fostes baptizados, ao serem baptizados unistes-vos a Cristo que passou a ser o vosso irmão, quer dizer que sois filhos do próprio Deus”.
“O Espírito Santo o recebemos todos a partir do baptismo, é ele que purifica o nosso coração, nos faz filhos do pai e irmãos de Cristo, a partir de então cada um de nós é a casa do Espírito Santo. O Espírito Santo habita em nós, basta olhar para dentro de nós e contemplar aquilo que temos e que somos”, disse o arcebispo aos 38 confirmados que renovaram o seu baptismo.
O Jornal de Angola teve acesso ao relatório anual da paróquia que revela que durante o ano 2009 a Sé Catedral realizou 345 baptismos, 180 profissões de fé, 253 primeiras comunhões, 38 confirmações e 20 casamentos.

Tempo

Multimédia