Províncias

Centenas de quilómetros reabilitados no Huambo

Justino Vitorino | Huambo

O Instituto Nacional de Estradas de Angola reabilitou 104 quilómetros de estradas, entre secundárias e terciárias, na província do Huambo, informou o director provincial das Obras Públicas.

Melhoram os acessos aos municípios
Fotografia: Dombele Bernardo

Adolfo Morguier referiu que estão a ser recuperados mais de cem quilómetros de estradas, entre secundárias e terciárias, nas vias que ligam a vila do Ucuma à comuna de Cacoma, Longonjo a Catabola, Chipipa a Mbave, na Chicala Choloanga, e Huambo a Ecunha, via sector de Petróleo.
A reabilitação da rede viária visa facilitar a livre circulação de pessoas e mercadorias na região.
O Governo do Huambo estuda a possibilidade de restaurar algumas vias de acesso com financiamento local, para um trabalho mas célere. Adolfo Morguier afirmou que os mais de cem quilómetros de estradas fazem parte de uma rede viária de milhares de quilómetros a serem reabilitados em toda a província, que inclui a reabilitação de algumas pontes e pontões em estado avançado de degradação.
Adolfo Morguier disse que dada a importância da empreitada, o Governo Provincial do Huambo economizou algum dinheiro para fazer face a estas necessidades, principalmente nos municípios. “O Governo Provincial vai intensificar os investimentos no sector das Obras Públicas, principalmente na reabilitação e construção de estradas secundárias, terciárias, pontes e pontões em todos os municípios da província”, frisou. 
As ligações inter-municipais estão todas asfaltadas, faltando concluir as ligações entre as sedes municipais e as comunas e ombalas. Adolfo Morguier informou que estas obras estão inseridas no Programa de Investimentos Públicos e reconheceu o esforço do Executivo na melhoria da oferta dos serviços sociais básicos às populações.

Tempo

Multimédia