Províncias

Centenas de salas de aulas construídas no Longonjo

Mário Clemente| Huambo

Mais de 250 salas de aulas vão ser construídas, durante este ano, no município do Longonjo, avançou sábado o chefe de repartição local da Educação.
Valentino Mukinda afirmou que a falta de salas de aulas na região constitui a principal preocupação do sector que dirige.

Expansão dos serviços da Educação visa inserir mais crianças no sistema de ensino
Fotografia: Jornal de Angola

O responsável do sector da Educação sublinhou que para inserir todas as crianças que entram pela primeira vez no ensino,são necessárias  600 novas salas de aulas. O sector tem apenas 187 salas disponíveis para um universo de 37 mil alunos matriculados em vários níveis de escolaridade, disse. Muitos alunos continuam a receber aulas em lugares improvisados, lamentou o responsável.
O sector da Educação do Longonjo necessita também de um reforço de pelo menos 500 novos professores, para se juntarem aos actuais 1.800.
Valentino Mukinda sublinhou que por escassez de recursos financeiros, a repartição tem incentivado a construção de salas de aulas comunitárias em todas as aldeias, sobretudo nas comunas de Catabola e Chilata, por estarem mais distantes da sede do município.

Tempo

Multimédia