Províncias

Consumo de drogas ilegais preocupa autoridades locais

Tatiana Marta |Huambo

O vice-governador do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, anunciou que as autoridades provinciais, por estarem preocupadas com o consumo excessivo de droga pela juventude, vão levar a cabo uma série de acções para travar o fenómeno.

Tendo em conta os altos níveis de consumo de droga, o vice-governador considerou que, para combater o fenómeno, é necessário contar com a colaboração das famílias.
Guilherme Tuluca salientou que o Governo está a trabalhar no sentido de promover cada vez mais o ensino entre as famílias, como forma de contribuir para o combate a este flagelo.
O vice-governador, que falava na segunda-feira no encerramento do 14º conselho da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, que decorreu sob o lema “Mais educação para a cidadania das famílias e comunidades, um imperativo para o desenvolvimento de Angola”, lembrou ser necesário combater este fenómeno para o bem da sociedade.  No encontro, que reuniu directores provinciais, administradores municipais, empresários e associações femininas locais, foram a­bordados temas relacionados com a situação social das famílias e recolhidas contribuições para o projecto de lei de base da política familiar em Angola. Orientado pelo delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos, Ernesto Estêvão Pedro, os participantes apresentaram e discutiram a educação para os valores morais e culturais, com incidência nos valores da civilização humana e sua transmissão para as novas gerações, a identidade cultural e o sentido de pertença, como processos antropológicos.
A educação para os direitos e liberdades fundamentais, os direitos e deveres dos cidadãos e a perspectiva de desenvolvimento pessoal e social, baseada na cultura de respeito, assim como o papel da comunicação social na cultura da paz, também foram discutidos na r eunião.
A apreciação do projecto do plano de acção nacional sobre a família em Angola, inovações e contribuições a introduzir no actual Código da Família pelos diferentes organismos foram outros temas abordados.

Tempo

Multimédia