Províncias

Cooperativa recebe meios

Estácio Camassete | Chinhama

Cerca de mil famílias, organizadas em cooperativa, no sector da Funda, município do Cachiungo, receberam, ontem, 15 juntas de bois.

Bovinos dinamizam a actividade no campo
Fotografia: Kindala Manuel

O vice-governador do Huambo para o sector Económico e coordenador da Unidade Técnica de Combate à Pobreza,Joaquim Rodrigues da Conceição, presidiu à entrega e  disse que os meios de trabalho entregues à cooperativa”Funda Esperança  aceleram os trabalhos agrícolas. "O Governo Provincial do Huambo vai  reabilitar as vias que dão acesso à cooperativa, para facilitar o escoamento de produtos, e um posto de saúde, uma loja rural e uma escola estão também previstos.”
Além das juntas de bois, a população da comuna de Chinhama beneficiou  de ferramentas para costura, enxadas, picaretas e sementes diversas, no quadro do Programa de Combate à Pobreza.
O administrador municipal do Catchiungo, Frederico Ukwetali, considerou que o Programa Integrado de Combate à Pobreza tem-se mostrado  uma ferramenta indispensável para a concretização do desenvolvimento local.
O responsável da  cooperativa “Funda Esperança", Albano Kesongo, disse que os trabalhos decorrem a  bom ritmo, e revelou que, neste momento, já foram desmatados e preparados cerca de 82 hectares, agora prontos para a sementeira.
O responsável da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no Catchiungo, José Faustino, disse que a criação da  cooperativa "Funda Esperança",  em 2014,  ajudou as famílias camponesas a desenvolver a produção agrícola e a garantir mais alimentos para as suas famílias.

Tempo

Multimédia