Províncias

Coordenadores qualificados no Huambo

Tatiana Marta | Huambo

Mais de 30 coordenadores dos cursos do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) das províncias do Huambo, Bié e Cuando Cubango concluíram, nesta cidade, a formação intensiva em concepção e estruturação de projectos de formação, com vista a melhorar o desempenho laboral.

Acção formativa vai contribuir para a melhoria do funcionamento da administração local
Fotografia: Maria Augusta

O formador Rui Moreira disse que o curso se insere na nova estratégia do Instituto de Formação da Administração Local de dotar os formadores e técnicos de instrumentos práticos e teóricos sólidos, para que possam desempenhar com eficiência as suas actividades durante a formação de novos instrutores.
Os formandos foram dotados de conhecimentos em matérias relacionadas com a concepção e estruturação de projectos formativos a partir das necessidades detectadas, e do asseguramento das condições logísticas, técnicas e pedagógicos, inerentes à realização de acções formativas nos municípios.
Rui Moreira sublinhou ainda que com este instrumento, os funcionários estão também capacitados para organizar uma oficina de ideias, discutir, fomentar, sistematizar e produzir conhecimento sobre assuntos relevantes na área da Administração Local, incluindo o território, relacionamento com as autoridades tradicionais, governação e gestão pública.
O curso teve a duração de dois dias e, de acordo com o chefe de departamento dos Recursos Humanos do Governo Provincial do Huambo, Araújo Timóteo Calei, as instituições e organizações só podem progredir caso tenham um plano de formação.
“Actualmente, as organizações, independentemente do seu objecto social, se não tiverem um plano de formação dos seus quadros estão sujeitas ao fracasso”, disse. Araújo Timóteo Calei referiu que a realização de estudos que contribuem para a definição de políticas públicas ligadas à formação dos funcionários públicos e ao processo de descentralização, faz parte dos propósitos do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
O chefe de Departamento dos Recursos Humanos do Governo Provincial do Huambo reconheceu que o curso vai contribuir para a melhoria do funcionamento da administração local do Estado, as suas relações com parceiros sociais e para aperfeiçoar a governação local.

Tempo

Multimédia