Províncias

Descentralização dos serviços foi analisada em conferência

Mário Clemente | Huambo

A Direcção Provincial da Saúde no Huambo promoveu uma conferência para discussão e apresentação de propostas destinadas a melhorar a assistência médica e medicamentosa nas unidades sanitárias periféricas.

O objectivo é prestar cuidados de saúde com qualidade nas unidades sanitárias periféricas
Fotografia: Estanislau Costa|Lubango

O encontro também foi analisado o relatório das actividades do período 2013/2014, inseridas no Programa de Municipalização dos Serviços da Saúde.
 O vice-governador para a Esfera Política e Social lembrou na abertura do encontro que aquele programa foi criado pelo Executivo para melhorar a prestação dos cuidados primários de saúde. Guilherme Tuluca referiu ser possível melhorar os serviços de saúde da província, mesmo com recursos aquém do desejável  O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, também referiu que o objectivo do programa é melhorar a qualidade da assistência à população e lamentou que haja quem por ter “uma simples dor de cabeça ou diarreia” vá de imediato ao Hospital Central ou ao Municipal, quando tem um posto ou centro de saúde no bairro.
O médico e director do Hospital Central disse que o Governo Provincial está apostado em satisfazer as exigências dos habitantes das periferias e evitar que sejam obrigados a percorrer grandes distâncias quando estão doentes, o que contribui para o agravamento da situação.

Tempo

Multimédia