Províncias

Dezenas de professores para a comuna de Quipeio

Oitenta novos professores do primeiro ciclo foram enquadrados no sector da educação da comuna de Quipeio, 76 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.

Oitenta novos professores do primeiro ciclo foram enquadrados no sector da educação da comuna de Quipeio, 76 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.
Em declarações ontem à Angop, o administrador da comuna, Ventura Filipe, revelou que o enquadramento de novos professores vai permitir a entrada no sistema normal de educação de cerca de três mil e 600 crianças, que não estudam por falta de docentes.
Com este novo enquadramento de professores, apenas ficam fora da escola na comuna mil e 280 crianças em idade escolar, das 4 mil e 228 anteriores, acrescentou.
O administrador comunal assegurou ainda que o sector da educação controla apenas 49 salas de aulas provisórias, onde são ministradas aulas para 11.248 alunos, matriculados na presente época escolar.
Em Quipeio, o sector da educação controla 228 professores, distribuídos nas 85 aldeias.

Comércio

Por outro lado, o administrador municipal do Katchiungo, Manuel dos Santos, reuniu-se, na terça-feira, com os comerciantes do município, para abordar questões ligadas à expansão dos serviços mercantis às comunas da circunscrição.
No encontro, os comerciantes do município do Katchiumgo, 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, prometeram tudo fazer para levar os bens de primeira necessidade às comunidades necessitadas.
Depois do encontro, o administrador, José Manuel dos Santos, visitou algumas infra-estruturas do sector do comércio, indústria e hotelaria e turismo.

Tempo

Multimédia