Províncias

Diagnosticados novos casos de Sida

Mais de 260 casos de VIH/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Abril do presente ano, na província do Huambo, pelo Centro Elavoco, vocacionado à testagem voluntária e aconselhamento de pacientes, segundo o  administrador do centro, adstrito ao Hospital Geral do Huambo.

Decorrem acções contra a discriminação
Fotografia: José Sores

Pires Sanalende acrescentou que em média diária são atendidos 35 pessoas, entre crianças, homens e mulheres. Sem avançar o número de óbitos provocados pela doença, o responsável disse que o número em referência resultou de 2.351 testes voluntários. Em relação aos seropositivos registou-se, em comparação a igual período anterior, um aumento de 44 casos. O centro tem retrovirais suficientes para apoiar os doentes, de acordo com a carga viral de cada um, razão pela qual aconselha os seropositivos a não desistirem da terapia.
A adesão voluntária dos cidadãos é satisfatória, numa  lista liderada por gestantes. O Centro Elavoco realiza, além do aconselhamento aos seropositivos, palestras de sensibilização para informar sobre as formas de transmissão e prevenção da doença, uso correcto do preservativo, sua distribuição aos cidadãos com vida sexual activa e combate ao estigma.
Os cidadãos devem adoptar medidas de prevenção, de modo a reduzir-se a propagação da doença na província e no país em geral. O Centro, reinaugurado em 2009, possui uma sala de acompanhamento psico-social e um consultório médico. Na região estão em curso diversas acções para se evitar a propagação da doença.

Tempo

Multimédia