Províncias

Direcção da Saúde está a prestar assistência médica à população local

Mais de 1.500 crianças e adultos da comuna do Mbave Chicala-Cholohanga, tiveram direito a consultas médicas grátis por iniciativa da Direcção Provincial  da Saúde.


A iniciativa permitiu a realização de testes rápidos de malária, pediatria, obstetrícia,  ginecologia, clínica geral, hipertensão arterial, glicemia, Vih/Sida, planeamento familiar e  estomatologia e esclarecimentos sobre a importância do saneamento básico. As autoridades sanitárias também entregaram mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração e medicamentos.
A iniciativa incluiu colheita de sangue para melhorar o stock das principais unidades sanitárias da província.
 O director da Saúde no Huambo, Frederico Juliana, disse estar satisfeito com a adesão ao exames médicos e que a ideia é fazer que os serviços médicos e medicamentosos se aproximem do maior número de pessoas
A Miss Huambo 2012/2013, Irene Bândua, salientou a importância da realização de campanhas do género por permitirem o tratamento e a prevenção de certas doenças.
“Estamos convencido de que com esta campanha e outras do género vai permitir com as pessoas estejam mais previnidos  e a prevenção será melhor”, disse.
A comuna, com 19 mil habitantes, tem quatro unidades sanitárias, onde trabalham 28 técnicos de enfermagem e auxiliares.

Tempo

Multimédia