Províncias

Direito Costumeiro é disciplina

Filipe da Silva | Huambo

A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos inclui, no próximo ano lectivo, a disciplina de Direito Costumeiro, informou ontem o decano da instituição, durante o acto de baptismo de caloiros.

João Valeriano disse que a nova disciplina é incluída no quinto ano e o objectivo é  relacionar o direito costumeiro com a língua portuguesa.
“É preciso consultar os mais velhos, porque sabemos que o costume está relacionado com a nossa realidade, com a nossa tradição e as nossas vivências”, referiu.
O decano da Faculdade de Direito referiu que no tempo colonial o direito era curso de elite e políticos mas, com as mudanças estruturais operadas no país, este curso passou a ser visto noutros moldes, aberto para todos que o desejam.
“Para o ingresso conta  a demonstração da ciência, não entra quem é conhecido, mas sim quem sabe. O filho do camponês tem pouquíssima, senão mesmo nenhuma possibilidade de falar com o decano ou outra entidade para entrar, por isso estuda para entrar”, disse o decano da instituição, João Valeriano.

Tempo

Multimédia