Províncias

Distribuídas cabeças de gado para tracção animal na Caála

Um total de 40 cabeças de gado bovino para tracção animal foi distribuído ontem a ex-militares do município da Caála, pelo Instituto de Reintegração Social dos Ex-Militares (IRSEM).


A directora da repartição dos assuntos sociais da Administração Municipal da Caála, Emília Catarino, disse que a entrega dos bens está enquadrada num programa que visa munir os beneficiários de ferramentas que os permitam incrementar a produção agrícola.
Emília Catarino disse que os ex-militares vão poder, desta forma, aumentar o rendimento familiar e ajudar a combater a pobreza no seio das suas comunidades.
Em 2015, a responsável municipal disse que a nível da Caála foram distribuídas 155 cabeças de gado bovino aos ex-militares, prevendo-se que este ano se atinja a mesma cifra.
No Longonjo, os membros do conselho municipal da criança consideraram positivo o trabalho realizado durante o primeiro trimestre deste ano, em prol dos menores. O comunicado final da reunião deste órgão, realizada quinta-feira, defende a promoção de palestras nas escolas sobre a violência contra à criança, sobretudo à relacionada com abusos sexuais, actividades recreativas, desportivas e culturais, foram algumas das grandes actividades em foco.
O administrador municipal do Longonjo e coordenador do conselho, João Sérgio Raul, considerou necessária a divulgação cada vez mais os direitos e deveres das crianças, consubstanciados nos 11 compromissos, através de palestras, mesas redondas e conferências.
Durante o encontro foram  abordados assuntos relacionados com a violência contra a criança, registo de nascimento, maternidade e casamento precoce, justiça juvenil, assim como foi avaliado o grau de implementação dos 11 compromissos do Governo provincial do Huambo em relação aos menores, durante o primeiro trimestre de 2016.

Tempo

Multimédia