Províncias

Docentes participam em acção formativa

Domiana N´jila | Huambo

Mais de 100 professores das províncias do Huambo, Cuando Cubango, Bié e Cuanza-Sul vão participar de 21 de Janeiro a 2 de Fevereiro, na última fase de formação contínua de formadores e supervisores das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP).

Professores frequentam o último módulo de formação
Fotografia: EDIÇÕES NOVEMBRO

A acção formativa, com dois módulos, vai abordar temas como a Diferenciação Pedagógica II e Educação Especial, no sentido de aprimorar e actualizar os professores sobre as novas técnicas e procedimentos de preparação e administração das aulas, bem como a gestão das escolas e desenvolver o sistema de avaliação dos alunos.
O coordenador provincial  das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), Leandro Lopes, disse que o  projecto denominado “Aprendizagem para Todos", implementado pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, tem como meta formar 15 mil e 202 professores do ensino primário de 842 escolas seleccionadas.
As fases de formação de professores foram inicialmente de carácter regional, e  em 2017 municipal ao nível das ZIP, nos módulos de Língua Portuguesa e Matemática. Em  2018 foram  nos módulos de Diferenciação Pedagógica e Avaliação em sala de aula . Em  2019 será a Diferenciação Pedagógica II e Educação Especial I e II.
Leandro Lopes disse que a avaliação final de competências vai ser feita em Março e Abril, depois de todo o processo de formação para se apurar as finalidades para as quais a acção formativa foi definida ao longo dos últimos três anos. A nível do Huambo, disse, o centro de formação das ZIP  funciona na escola 102, bairro São João. 

Tempo

Multimédia