Províncias

Empreendedores recebem meios de trabalho

Tatiana Marta | Huambo

Um grupo de 140 jovens empreendedores do município do Huambo recebeu quinta-feira 60 caixas de engraxar calçado, um gesto da Associação “Dar Vida à Vida”.

O vice-presidente da Associação, Amílcar Chaculima Lucas, disse que o gesto serve para aliviar a pobreza no seio dos jovens, mediante a concessão de micro crédito, e serve igualmente para dar oportunidades a pessoas que desenvolvem pequenos negócios, como os comerciantes, produtores e prestadores de serviços. A organização vai continuar a realizar actividades do género com as famílias carenciadas, com o intuito de colaborar com o Executivo na luta contra a pobreza.
Os beneficiários têm dois meses de adaptação para desenvolverem a sua actividade de pequenos negócios e posteriormente começam o reembolso dos créditos, num prazo de um ano, com uma taxa de cinco por cento.
A primeira fase do projecto da instituição começou no município do Mungo e já beneficiou 95 cooperativas colectivas e 25 individuais. Para os próximos tempos, segundo Amílcar Lucas, prevê-se abranger outras 95 associações de jovens empreendedores em diversos pontos da província do Huambo.  O kit é constituído por uma caixa, três escovas, três latas de pomada, três esponjas, três toalhas e coletes que servem de uniforme.
No mesmo âmbito, a Associação “Dar Vida à Vida” procedeu também à entrega de micro crédito avaliado em 15 mil kwanzas a cada uma das 246 mulheres quitandeiras dos municípios do Mungo, Londuimbali e Ucuma.
 As mulheres quitandeiras do Huambo beneficiárias do projecto têm um período de reembolso de um ano, com uma taxa de juros de cinco por cento.

Tempo

Multimédia