Províncias

Enaltecido o empenho dos docentes

Victória Quintas | Huambo

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, reconheceu no Huambo o empenho dos docentes cubanos no funcionamento regular da Universidade pertencente à quinta região académica.

“Sem o apoio dos professores cubanos era impossível termos em funcionamento, nesta região, os cursos todos”, esclareceu o reitor.
Recordou que a Universidade, em 2012, ministrou 23 cursos de graduação no Huambo, Bié e Moxico, e cinco de mestrado. Quase todos contam com o apoio de docentes cubanos.
Cristóvão Simões referiu que a UJES tem mais de 100 professores cubanos a trabalhar em toda a região académica.
Em relação à região académica número cinco, Cristóvão Simões garantiu que se pode esperar de Cuba a continuação do apoio que este país tem dado, em prol do desenvolvimento do ensino superior no país.
No entender do reitor, enquanto se estiver a formar estudantes, o número de docentes cubanos tende a aumentar, de a­cordo com os cursos de especialização. Referiu, ainda, que ficou patente a disponibilidade das universidades cubanas em continuar a cooperar com as similares angolanas, tanto públicas como privadas.
“Vamos continuar a ter professores cubanos em Angola por mais tempo, de acordo com as necessidades apresentadas pelas nossas universidades”, sublinhou Cristóvão Simões.

Tempo

Multimédia