Províncias

Estudantes beneficiam de bicicletas

Um grupo de 312 alunos da comuna do Cuima, município da Caála, recebeu na segunda-feira bicicletas destinadas a facilitar as deslocações de casa para a escola.

Estudantes já não encontram dificuldades para se deslocarem de casa até à escola
Fotografia: Jornal de Angola

As bicicletas foram oferecidas pela multinacional petrolífera Chevron, no âmbito do seu programa de apoio aos alunos das comunidades rurais. A empresa gastou, com a aquisição das bicicletas, mil milhões de kwanzas, e espera que elas incentivem os alunos a dedicarem-se mais às aulas.
A coordenadora de programas de educação e reforço de capacidades da Chevron, Madalena Fernando, disse à Anglo que este projecto, em curso nas províncias do Huambo e Cabinda, além de facilitar a locomoção dos alunos, também ajuda na realização de outras actividades domésticas, abre estratégias de gestão do tempo e aumenta a produtividade nas comunidades rurais.
Na província do Huambo, onde aconteceu pela vez, estão abrangidos os municípios da Caála e Bailundo, onde vão ser distribuídas, no total, mil bicicletas, equipadas com acessórios de segurança, sendo que os beneficiários são alunos que vivem a mais de 20 quilómetros das escolas.
A Chevron pretende, com esta iniciativa, estimular o bom aproveitamento académico dos alunos residentes nas comunidades rurais e a prática de empreendedorismo nestas zonas, e desencorajar a desistência de alunos com potencial académico aceitável, mas que vivem em aldeias muito distantes das escolas.
As bicicletas têm uma capacidade de resistência de cinco anos e suportam 300 quilos. Na comuna do Cuima foram seleccionados alunos das aldeias do Mandi, Cachindogue, do sector do Ngove, Lomwe e Fátima Missão.
O projecto é desenvolvido pela Chevron conjuntamente com a Biceclang, representante oficial da World Bicycle Relief em Angola, Word Vision e as direcções provinciais da Educação. Resulta da experiência obtida noutros países africanos, como a Tanzânia, Quénia, África do Sul e Zâmbia, onde foram distribuídas cerca de 80.500 bicicletas aos programas de saúde, empreendedorismo e educação.
Em Angola, a Chevron centra os seus projectos sociais nos sectores da Educação, Saúde, Desenvolvimento Económico de Pequenas e Médias Empresas, Agricultura, for­mação profissional, meio ambiente, segurança, água e energia, além de doações filantrópicas para satisfazer as necessidades humanas básicas.
A petrolífera e os seus parceiros dos blocos 0 e 14, no quadro da sua estratégia de responsabilidade social, investiram mais de 90 mil milhões de kwanzas nos últimos quatro anos, tendo beneficiado mais de dez milhões de pessoas nas 18 províncias de Angola.

Tempo

Multimédia