Províncias

Estudantes saúdam Executivo angolano pela criação do ensino médio de Gestão

Estudantes do Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG) do Huambo saudaram ontem o Executivo angolano pelo seu empenho na criação, em 2009, desta instituição de ensino.

Executivo aposta no sector da Educação
Fotografia: Jornal de Angola

Estudantes do Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG) do Huambo saudaram ontem o Executivo angolano pelo seu empenho na criação, em 2009, desta instituição de ensino.
Os alunos reconheceram que o IMAG veio diversificar as opções formativas da juventude local e aumentar o número de técnicos médios na província.
 José Viola Carlos, aluno do curso de gestão empresarial, disse que a abertura do IMAG é mais uma oportunidade formativa que o Executivo deu aos jovens, muitos dos quais antes se encontravam sem estudar por falta de vagas nas instituições de ensino.
“Graças ao Executivo estamos a ter oportunidade de nos formarmos em várias especialidades para contribuirmos para o desenvolvimento do país”, frisou.
Para Lourenço Tchinhangua Calei, a entrada em funcionamento do IMAG retirou muitos jovens da delinquência e é um sinal da aposta do Governo angolano na formação da juventude. “Os jovens que apostam na sua formação não praticam acções de delinquência e demonstram um comportamento cívico aceitável”.  O chefe de secretaria para a área Pedagógica do IMAG, Silva Sapangue Buta, enalteceu igualmente os esforços em criar a instituição escolar por estar a permitir formar os jovens em várias especialidades.
A maior parte dos jovens formados nas especialidades de estatística e planeamento já foi recrutado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e está a contribuir para a actualização cartográfica e habitacional na província, realçou.
O Instituto Médio de Administração e Gestão do Huambo, em funcionamento desde 2009, já pôs no mercado de emprego 118 técnicos médios formados nas especialidades de Informática de Gestão, Contabilidade, Gestão empresarial, Secretariado, Estatística e Planeamento, Operadores de informática, auxiliares de contabilidade e assistente de secretaria. No presente ano lectivo, o IMAG matriculou 906 alunos nos níveis básico e médio. O processo de ensino no Instituto Médio de Administração e Gestão do Huambo é assegurado por 60 professores.  As instalações do instituto têm 30 salas, uma biblioteca, sala de professores, campo polidesportivo, laboratórios e outras áreas de apoio.

Tempo

Multimédia